quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Meu comentário no blog da Professora Edilza

Sou do Pará que remanescerá menor e melhor.

Nasci e moro por estas bandas. Sou plenamente favorável ao redesenho geográfico.

Não tenho dúvidas que os três novos estados ganharão com isso.

Se a população do Tapajós e Carajás tiver ampliada, ao menos, a possibilidade de participar, pressionar, vaiar, espernear, criticar seus representantes, mais de perto fisicamente, olho no olho, já me contento com a mudança.

De Santarém ao Palácio dos Despachos são longos 5 dias de barco. Do aeroporto do Carajás à Assembleia Legislativa vai mais de uma hora de avião. Esse meio de transporte pelo preço, aquele pela demora, afastam a população de baixa renda de qualquer participação nos rumos do estado.

Alguém perderá com a reorganização?
Sim, os grandes estados, que terão repasses da União diminuídos.

Não é atoa que a Folha e outros jornais de grande circulação estão antecipando campanha contra a divisão.

Apontem qualquer liderança política ou empresarial dos estados do sudeste que seja favorável ao rearranjo!

Nem mesmo sob uma arma na cabeça, Sérgio Cabral e Geraldo Alkmim apoiam a reorganização político territorial do Pará.

Haverá, de imediato, ampliação montante de recursos públicos, na hipótese de divisão, por diminuição ( redistribuição no repasse da União para os estados) da cota dos demais estados ( sul, sudeste e nordeste).

Isso é distribuição de renda!

Isso é diminuição de diferenças (intra e inter)regionais!

Não é isso, afinal, que todos queremos???

Ou seja, os valores públicos per capta dos moradores dos três novos estados, unidos, aumentará no dia seguinte, comparativamente ao Pará, como é hoje.

Embora haja risco remoto de diminuição da renda pública per capta do Pará remanescente, não posso ser perverso, egoísta no meu voto. Sou humanista e não vou dizer: "se eu não ganho, ninguém ganha!"
Divulgue meu blog criado com a intenção de convencer meus colegas daqui da região metropolitana de Belém e nordeste do Pará

http://www.maiorparamelhor.blogspot.com/

Um grande abraço, e viva os três novos estados!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário